E, caso você nunca tenha programado em sua vida, mas vive diariamente o Círculo Dourado para encarar problemas e desenvolver soluções, o Data Science já está presente em seu cotidiano. Só gostar de internet, redes sociais e dispositivos eletrônicos não é suficiente para carreiras em áreas da tecnologia. Se você gosta de matemática, tecnologia e ainda pensa em trabalhar com softwares, a faculdade de Sistemas de Informação pode ser a sua cara. Profissionais formados em Matemática, Estatística, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação podem se matricular nessa especialização em data science. Os alunos devem se matricular nas disciplinas optativas que miram essa carreira, como é o caso de programação e banco de dados.
A computação é uma área oriunda da matemática, então evidentemente é importante estudar conceitos matemáticos. Especificamente, podemos mencionar álgebra linear e cálculo como subáreas fundamentais curso de cientista de dados para o trabalho em Data Science. Em alguns problemas, a modelagem ou a análise com inteligência artificial é o principal objetivo; em outros, é apenas um complemento dispensável.
Por que a ciência de dados é importante?
Com o avanço da tecnologia, a quantidade de dados disponíveis cresceu consideravelmente. Recentemente, a USP de São Carlos incluiu no seu portfólio o curso de Estatística e Ciência de Dados (bacharelado). Ao final de quatro anos, os alunos deixam a universidade com título de estatístico e cientista de dados. O salário de cientista de dados varia de R$12.000 a R$22.000, segundo o levantamento de uma consultoria brasileira. Em apenas um ano, houve uma valorização de 8% da remuneração paga pelas empresas no mercado.
Investir na carreira de medicina é apostar em um dos mercados de trabalho mais valorizados! O Via Carreira é um portal que fornece materiais informativos e educativos para estudantes, professores, acadêmicos https://deliriumnerd.com/2024/04/22/cientistas-de-dados-empresas/ e profissionais que já estão ou precisam voltar ao mercado de trabalho. Confira alguns modelos para trabalhar com os alunos da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental I.
Cursos de Negócios
É mandatório também conhecer os métodos para uma boa análise exploratória em uma base de dados. Nesse sentido, a pessoa profissional precisa saber como encontrar padrões e tendências nos dados, a partir de manipulações de funções e recursos já existentes em bibliotecas como o Pandas e Matplotlib. Na Ciência dos dados, a modelagem de banco de dados, evidentemente, cumpre um papel muito importante. Nesse sentido, a pessoa cientista de dados deve entender muito bem o padrão SQL e dominar as ferramentas que implementam seus conceitos em Python, como as bibliotecas SQlite e PostGreSQL.
Manter-se atualizado exige um grande esforço e dedicação e isso é um dos atalhos para o sucesso nesse campo de atuação. Conseguir realizar cruzamento de dados que ninguém pensou e encontrar a informação mais escondida são capacidades raras e que trazem um grande diferencial para o profissional que se habilita a viver o mundo dos dados. Descobrir o que faz um cientista de dados é apenas o primeiro passo para entender a importância desse profissional para as empresas.